06 março 2011

Reportagem "Ouro da Casa"

 Série ‘Ouro da Casa’ investiga quais são os novos talentos literários
 Francine Moreno

‘A arte é uma coisa só, está interligada’

Quando foi lançado o concurso “Filhos da Terra”, em Fernandópolis, ninguém imaginava que um talento da literatura seria revelado. Isaac de Faria Ruy cursava a 2º série do ensino fundamental quando venceu o concurso com o poema “Se eu Fosse Pintor”, escrito no ano anterior. Incentivado pela professora da época, nunca mais parou. Anos depois, formado em Letras (português/italiano) na Unesp, Ruy, aos 22 anos, já venceu dois concursos de relativa expressão.

Levou para casa, em 2008 e 2009, a menção distinta no Prêmio Nosside Internacional de Poesia, único do gênero com alcance global. O prêmio, que baseia-se no plurilinguismo, com abertura a todas as línguas do mundo, premiou, respectivamente, os poemas “Antes de Ir ao Baile” e “Caso”. Rosalie Gallo y Sanches, secretária do Nosside para o Brasil e Países de Língua Portuguesa, destaca o desempenho de Ruy. “O prêmio representa o reconhecimento internacional que qualquer escritor brasileiro gostaria de ter. Isaac tem uma grande sensibilidade e merece ser conhecido.”

Nascido em 18 de novembro de 1988, atualmente Ruy cursa francês na Unesp e alimenta seu blog “Rabiscos Errantes” (www.rabiscoserrantes.blogspot.com) com poemas e crônicas, às vezes críticos, outras sarcásticos ou com uma boa pitada de humor. Cada texto vem acompanhado por uma figura, foto ou desenho. A inspiração do blog surgiu depois de ver algumas fotografias de sua avó, que, na época, já não lhe serviam muito, visto que pouco de sua memória sobrevivia ao Alzheimer. “Escrevi sobre um velhinho e sua amada”, disse.

Hoje, seu trabalho é focado em poesias, pequenos contos e uma nova linha da literatura chamada nanoconto. Desafio ao exercício de concisão, o nanoconto conta com, no máximo, 50 palavras. Paralelamente, Ruy faz parte da comissão editorial de uma revista literária da Unesp: a Terceira Imagem. Ele também tem um texto publicado em um folheto publicado no Concurso Cachoeirense de Sonetos, no Espírito Santo, e parte do seu blog está em processo para formatação de um livro.

A inspiração atual dos seus textos está seguindo uma linha: voltada para a velhice, esquecimento, nostalgia, fim da vida e reflexão. Ele explica que o entusiamo para escrever vem do dia a dia e da forma como as pessoas vivem e falam. Neste caso, é preciso pegar um guardanapo de papel ou criar uma música para, quando chegar em casa, escrever a ideia. “Às vezes, pego cadernos antigos e inovo os poemas.”

Na sua opinião, a literatura só não é mais requisitada por falta de apoio dos próprios moradores de Rio Preto. “Muitas vezes percebo um certo desdém dos leitores rio-pretenses. A biblioteca municipal, por exemplo, tem muitas obras de escritores da casa que ficam esquecidas nas prateleiras.” Por outro lado, ele percebe que há muitos profissionais na ativa e trabalhando em cima de textos bons. “A Revista Terceira Imagem, da Unesp, é um caminho. Incentivamos alunos e a comunidade a escrever.”

Além de escritor, Ruy ainda é professor de teatro no COC, de Rio Preto, e em uma escola estadual em Fernandópolis. Na sua cidade natal, tem uma companhia teatral chamada Vozes. Por aqui, atua como ator e produtor na Cia. Girasonhos. Seu espetáculo “Dooutrolado” foi selecionado para o Festival Internacional de Teatro (FIT). Também é desenhista e fotógrafo nas horas vagas. “A arte é uma coisa só. A literatura, o teatro e as artes visuais se interligam, servem de inspiração e incentivo.” O jovem talento afirma que tem vontade de publicar seus livros e ouvir a opinião dos leitores. “Retorno é sempre positivo”. 

Ver reportagem inteira AQUI!

Errata:
i) O poema do Nósside 2009 é "Ocaso" e não "Caso"
ii) A revista Literária da UNESP é "Terceira Margem" e não "Terceira Imagem"
iii) Dou aulas no COC Fernandópolis e não Rio Preto

A entrevista foi pelo celular, por isso os errinhos, mas adorei a matéria... leiam na íntegra! 

5 comentários:

  1. queee lindooo!!! Parabéns Isaac vc merece!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!

    Adoro o que você escreve...

    Vou estar na fila de autógrafos do seu primeiro livro!!!

    BeijOOOOOS

    ResponderExcluir
  3. Me lembro de vc nos corredores do Ibilce; estudei lá entre 2005 e 2008.

    Parabéns pela reportagem,
    sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Tá importante hein?
    uAHsuAHsuAHsuHAUshAUShA
    Adorei a reportagem e parabéns!
    ^^

    Beeijoos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns você merece!
    bjusssss poéticos e literários

    ResponderExcluir